segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Boxers Albinos

Acabei de ler o post da Andreia e discordo com alguns aspectos que foram ditos.

Pois é, nem todos os boxers brancos são albinos porém ainda existem alguns que sofrem desta doença. Os albinos são totalmente brancos e com olhos claros (normalmente azuis), exactamente como as pessoas. O albinismo é a ausência de um pigmento na pele, a melanina, e o facto de ser despigmentado não implica que tenham que ser incolores…tudo tem que ter cor. É uma doença genética recessiva, em que os pais são portadores da doença, mas onde esta não está necessariamente activa. Os cachorros que possuem esta doença estão limitados no seu dia-a-dia (não podem apanhar excesso de sol) e estão mais susceptiveis ao cancro da pele e cegueira, assim como as pessoas. A surdez acho que já começa a ser mito… Seja como for, se eu tivesse um cão surdo ou mudo, não deixava de ser o meu cão e iria gostar dele da mesma maneira… por outro lado, e assim começa a discriminação, não iria comprar um cão que soubesse à partida que estaria “limitado” por esta doença. Tanto me entristeceria ver um boxer albino como um boxer com grave displasia da anca ou um rafeiro sem olhos.

Portanto, deparo-me com duas vertentes, por um lado, os direitos de cada animal, que parecem ainda ser desconhecidos neste pais, por outro lado, a evolução de uma raça. Que fique bem claro que não sou a favor da morte dos cachorros brancos, mas julgo que poderá haver uma solução que possa agradar a ambos os lados. Antes de tudo, penso que se deve consciencializar os novos donos de um boxer branco dos problemas da raça. Uma das formas a que os criadores têm recorrido para evitar o problema do albinismo e esterilizar os cachorros brancos. Será o mais correcto??... sempre é melhor que os matar à nascença, e se formos a ver, muitos cães não acasalam e não é por isso que são infelizes (quem não conhece uma realidade não sofre por ela).

Realço ainda que o boxer clube não existe para mandar bardas ou exibir cães bonitos. A intensa selecção do clube passa por cruzamentos seleccionados que possam contribuir para melhorar a raça, e esta melhora não é só em termos estéticos mas também ao nível de saúde (por isso é que se fazem exames, por exemplo, à anca, ao coração entre outros). Muitas das pessoas que pertencem ao clube para além de serem amantes de boxers querem divulgar a raça, exibir o cão de caracter e beleza indistinguivel que o boxer é ( e se neste momento estão a pensar que eu sou sócia desenganem-se). Não se esqueçam que não estamos rodeados só de lobinhos maus ;)

O boxer branco dificilmente irá desaparecer (só se se fizer um rastreio rigoroso a cada boxer existente no mundo :S) contudo deve-se ter em conta determinados aspectos que possam prejudicar esta raça. O boxer branco, fulvo ou tigrado é sempre boxer!

Ana

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem aninhas!É preciso distinguir que ha boxers brancos e boxers albinos e que o albinismo é uma doença. Esqueci-me desse pormenor.

Anónimo disse...

Só nao concordo é confundir-se branco com albino e dizer que o boxer branco sofre de doenças.

Anónimo disse...

sim, isso claro que não. Um boxer branco até pode ser mais saudavel, veja-se a concha ;)

Anónimo disse...

loooool

Anónimo disse...

adorei a foto ilustrativa do texto tão eloquente!
;)
Para nós, amantes do Boxer, o Boxer é um verdadeiro CÃO!